quarta-feira, 28 de maio de 2008
ki aikido...
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Fé...
Tao II
O que conhece os outros é sábio;
O que conhece a si mesmo é iluminado;
O que vence os outros é forte;
O que vence a si mesmo é poderoso.
O que conhece o contentamento é rico.
O que se conserva no caminho com energia é dotado de vontade.
O que não se desvia do lugar que lhe cabe é dotado de perseverança.
O que morre, mas não perece, alcançou a longevidade.
Tao te Ching, de Lao Tzu
sexta-feira, 9 de maio de 2008
Surfando pessoas....
Uma vez eu li um artigo na internet, onde um faixa preta de aikido e surfista amador comparava as duas práticas. Ele dizia que antes epgava ondas e agora "surfava pessoas..."
Como tudo que eu leio, fiquei meditando sobre aquele conceito. Nunca peguei onda, mas imagino a intensidade da interação com a natureza que deve ser deslizar numa onda....Você não vai contra a maré, você não vence a onda, desliza nela.
Um surfista experiente deve chegar ao ponto de se integrar com a onda como se fossem uma só coisa! de fato, ele não está preocupado com a forma, com a técnica, simplesmente se permite fluir através da onda. aquele momento mágico em que a nossa mente sai do limite do nosso corpo e interage com o cosmos.
O aikido parece ser assim. A busca do Aiki é tentar interagir com o openente como o surfista com a onda. O Aikidoca não vai de encontro ao golpe do atacante, ele deixa o ataque fluir e direciona o oponente. ele busca esta interação, como o surfista com a onda, a ponto de poder sentir o movimento do oponente. Quando chega neste ponto, ocorre o Aiki.
O que os praticantes de aikido buscam no seu treinamento é este sentimento, que vai além da interação com o oponente. ele busca esta unidade com o cosmos...mas acredito que é preciso muitos anos de treinamento para se alcançar este nível. no início, a forma é importante. acredito que vai chegar a hora em que a forma deixa de ser consciente e a interação aconteça. o Universo te diz como agir, e é aí que reside a eficiência do Aikido como arte marcial. no entanto, chegar neste nível é mais difícil do que parece...
Como sou apenas um iniciante, continuo buscando o Aiki. Como diz o ditado, o importante é o caminho...e eu continuo caminhando!
quarta-feira, 7 de maio de 2008
TAO
Quem alarga os passos não caminha
Quem vê por si não se ilumina
Quem aprova por si não resplandece
Quem se auto-enriquece não cria a obra
Quem se exalta não cresce
Esses, para o Caminho, são como os restos de alimento de uma oferenda
Coisas desprezadas por todos
Por isso, quem possui o Caminho não atua desse modo
tao te ching