"O aprendiz de Aikido deve dedicar a maior parte de seu treinamento ao domínio das técnicas da rotação e estudar o princípio básico implícito através do treinamento constante. No movimento, deve tornar-se como um pião, estável no centro, nunca perdendo o equilíbrio. Mesmo que o aluno não esteja plenamente consciente, a unidade de ki-mente-corpo com o universo terá sido alcançada."
Kisshomaru Ueshiba - O Espírito do Aikido
Desde os tempos remotos, os taoístas falavam da importância do centro, ou eixo, como o local do Tao, o vazio....estar no Tao é estar no Eixo. O centro do furacão é onde está a calmaria, o eixo do pião, que gira em alta velocidade, parece imóvel. estar no eixo é estar em sumikiri, o estado de perfeita clareza.
Vejo a filosofia do centro estável como um dos pilares do Aikido, porque só se consegue a harmonia da unificação (Aiki) quando se está centrado. Estar centrado tanto físico como emocionalmente. Estar no centro de uma situação é vermos ela se desenrolar como se não fôssemos afetados pelos acontecimentos. É o verdadeiro estado de Fudoshin, a mente inabalável!