segunda-feira, 14 de abril de 2008

"Get starting...."


Quando comecei a praticar aikido, minha mente ocidental tentou assimilar tudo que podia sobre a arte, e comecei a ler vários livros e artigos sobre o assunto. Até que um dia li um pequeno livro a muito publicado, chamado O espírito do Aikido, de Kisshomaru Ueshiba, o primeiro Doshu e filho de O´Sensei, o fundador do Aikido. Como eu já tinha algum conhecimento da filosofia oriental, não foi difícil entender alguns conceitos chave como ki e tao, mas com o passar da leitura fui percebendo uma grande verdade que ia ficando cada vez mais nítida: só existe uma forma de entender a essência do Aikido...praticando!

O Aikido por si só já é uma prática! Seus benefícios são sentidos e não necessariamente precisam ser racionalizados! Isto é muito difícil para nós ocidentais, acostumados à forma cartesiana de ver as coisas....muitas obras brilhantes procuraram traduzir a essência do Aikido para nossa forma ocidental de entender , as acredito que, embora tenham tido muito êxito, alguma coisa fica perdida pelo caminho....

Então tentei ver o Aikido sob a ótica oriental, e comecei a praticar estqa arte marcial aqui no Rio de Janeiro. Procurei um dos grupos mais tradicionais da arte, a associação Aikido Rio de Janeiro (ARJ), representande carioca do grupo Shikanai, 7° Dan pela aikikai.

Sou apenas um kyu (iniciante), um novato engatinhando, e espero ainda amadurecer muito a minha visão sobre esta belíssima arte a cada prática. Este blog é a maneira que eu tenho de compartilhar minhas descobertas com outros companheiros, que como eu, estão iniciando nesta filosofia de vida que é o aikido. Por isso conto com a participação de todos aqueles que desejarem um espaço para difundir seus conhecimentos, e suas dúvidas a respeito de tudo que possa beneficiar um iniciante em aikido.

Obrigado a todos!

Nenhum comentário: