sexta-feira, 20 de junho de 2008

Aikido e o Controle Remoto



texto retirado de um artigo do sensei Wagner Bulll:


"Semana passada eu estava assistindo televisão confortavelmente deitado no sofá, quando decidi mudar de canal. Peguei o controle remoto e acionei o botão. Ao ver a nova imagem na tela percebi em minha mente a grandiosidade deste invento. Eu havia ficado praticamente imóvel, entre eu e o aparelho de televisão não havia nada visível, e à distância, sem toca-lo eu consegui comandar o mesmo. Este momento me fez ter um "insight" que quero agora relatar aos leitores: Se formos estudar eletrônica, aprenderemos que na verdade houve uma conexão entre eu e o aparelho no momento em que mudei o canal, pois o dispositivo de controle remoto provoca ondas eletromagnéticas que vão de minha mão atravessam o espaço que me separa do aparelho de televisão e acabam construindo um verdadeiro "braço" de energia que me permite "tocar" o aparelho e alterar seu funcionamento. Bem no fundo, houve o contato entre eu e o aparelho, a diferença é que ele foi invisível, através de onda, mas nem por isto real!

As filosofias e religiões orientais freqüentemente falam da "Sabedoria do Universo", no Aikido se diz do poder de "Daishizen" e de "Shizen Tota", da necessidade de adaptação a seus princípios e leis para que tenhamos uma vida saudável, alegre e provícua. O ser humano como todos os demais seres e coisas que vemos estão inseridos dentro do universo e seu grande espírito, que, como uma grande aparelho de controle remoto automaticamente está conectado com tudo e com todos e vai transmitindo a todos os instantes comandos para que, diante das circunstâncias que ocorrem em nosso dia a dia, possamos tomar decisões corretas e sábias. Na verdade, queiramos ou não todos os nossos órgãos são vivificados pelo "KI" (força vital), do Universo. Basta o homem captar estes comandos para que seu organismo funcione corretamente e a sabedoria de suas ações passem a ser abundantes.


E porque então temos problemas, infelicidades e doenças? A resposta é porque temos em nosso cérebro uma parte que chamamos de mente consciente e que permite que tomemos decisões contrariamente às ordens que recebemos de nosso "Grande Aparelho de Controle Remoto Universal". Uma parte de nós inconsciente está em perfeita sintonia com as leis do Universo, por exemplo: o coração bate normalmente, os cabelos e as células se multiplicam em nosso corpo sem nossa interferência, mas a respiração que pode ser consciente ou inconsciente, e nossos movimentos dos grandes músculos podem ser comandados por nossa mente consciente, e que nem sempre está em acordância com as Grandes Leis Universais. Mesmo que alguém esteja vivendo uma vida bem junto à Natureza em uma fazenda, por exemplo, comendo coisas somente naturais, mas se estiver emitindo vibrações de ciúme, inveja, tristeza, raiva, ou de excessos em seus desejos, este fato interferirá em sua sintonia com os comandos de "KI" (energia), "remotos", que lhe são enviados pelo Universo.


Por esta razão é fundamental que nós seres humanos, passemos a agir como os demais seres vivos que não usam tanto a consciência para desobedecer às leis e comandos universais, procurando sempre harmonizar com as forças ativas e passivas (Yin e Yo), cultivando o centro e permitindo a alternância entre as energias centrífugas e centrípetas que formam o "Kokyu" (respiração), individual, e este, entre em ressonância com a da Criação. Assim necessitamos saber quando devemos ser ativos e trabalhar, executar as tarefas, e também passivos, e quando ter o devido repouso. Saber quando dar, produzindo, trabalhando, e quando receber, seja através de presentes, ofertas, ou mesmo ganhando nosso salário ou tendo nossas faturas contra terceiros a quem prestamos serviços devidamente pagas. Aqueles que não conseguirem entrar em harmonia, em ressonância com a sabedoria e com os comandos do Universo, no decorrer de sua vida não saberão como agir corretamente nas hora da tomada de decisões e acabarão tomando medidas erradas, resultando em um grande fracasso, e suas vidas sofrerão algum grave revés, seja físico, emocional, mental, moral ou financeiro.


A prática do Aikido (Ai-Harmonia, KI- Energia do Universo, e DO- Sabedoria do Universo), tem por objetivo desenvolver a sensibilidade do ser humano para mais facilmente receber os "comandos remotos" invisíveis da Grande Natureza e assim poder viver de acordo com seus desígneos tendo uma existência completa e portanto mais feliz!"


muito bom!

Nenhum comentário: