terça-feira, 8 de julho de 2008

Irimi





Mais do que uma técnica, Irimi é uma postura. O Kanji que o representa significa " Entrar com seu corpo dentro do corpo do adversário".

Meu Sensei Nelson costuma treinar esta entrada, mas sempre enfatiza a postura, mais do que a forma. Ele diz: "O importante é a postura, entrar com decisão, como num duelo real, em que sua vida é decidida em um só lance...". a forma também é importante, mas tenho notado que sua maior preocupação é na postura, ou seja, entrar com decisão. Isto porquê sem a postura, sem o ki apropriado, qualquer forma perde seu sentido.

De fato, este treinamento reflete na nossa vida pessoal. quantas vezes temos que tomar decisões? e como fazemos isso? que postura adotamos? Irimi é entrar com decisão, é se fazer presente, presente na sua vida profissional, na sua vida pessoal. É a postura de enfrentar seus problemas de frente, com decisão e fé! É também enfrentar a si mesmo, com coragem e determinação, porquê nosso maior adversário não está lá fora, mas aqui dentro de nós!

Mais uma vez percebo que, mais do que uma arte marcial, o Aikido é para mim uma filosofia de vida!

2 comentários:

folhacp disse...

Espero q cada leitor deste, se torne um Irimi. Adorei. Folha.

Alexandre disse...

você estando ao meu lado me torna a cada dia mais forte e equilibrado para enfrentar de frente os obstáculos da vida! te amo!